top of page

Nota: Artigos, ensaios fotográficos e/ou visuais, entre outros, devem ser enviados nos templates disponibilizados para download abaixo. Esses templates contêm todas as normas de formatação para trabalhos. A formatação dos templates não deve ser alterada.

Clique aqui para baixar o template de submissão para artigos/outros e suas normas.

 

​​Clique aqui para baixar o template de submissão para entrevistas e suas normas.

Clique aqui para baixar o template de submissão para ensaios fotográficos/visuais e suas normas. 

Diretrizes para Autores

Caderno 4 Campos publica dossiês temáticos, organizados por pesquisadoras e pesquisadores de institutos e instituições de pesquisa de toda a Amazônia, ou que, mesmo sediados em instituições fora das fronteiras amazônicas, trabalhem a partir desta região.

São admitidos artigos, notas de campo, traduções de textos para o português, resenhas de livros, relatórios de pesquisa, divulgação de apresentações/comunicações em eventos acadêmicos, ensaios fotográficos e/ou visuais; além de outros textos que seus editores julgarem concernentes ao escopo do periódico.

Os trabalhos necessitam ser inéditos, pois caso a comissão editorial após verificação identificar alguma forma de plágio ou cópia indevida, o trabalho será recusado.

Ao submeterem suas produções ao Caderno 4 Campos, os autores concordam com a publicação destas no site do C4C, caso sejam aprovadas, e também com a divulgação desses trabalhos nas redes sociais do C4C, juntamente com o uso de suas imagens e nomes nessas divulgações.

 

Ao submeterem seus trabalhos ao Caderno 4 Campos, os autores concordam que foram submetidos de forma livre e espontânea, sendo destes autores a responsabilidade pelos conteúdos dos seus trabalhos e permitindo o uso de tais conteúdos para publicação no periódico Caderno 4 Campos. Ainda, os autores concordam com correções e adequações textuais de pequeno porte que nossa comissão editorial possa realizar, sem alterar o sentido do texto/trabalho, com o objetivo de garantir adequação gramatical, clareza textual e agilidade no processo de publicação.

Cada autor pode submeter apenas dois trabalhos (artigo, ensaio entre outros), sendo um como primeiro autor e um como coautor, por volume da revista. Além disso, tendo tido um ou dois trabalhos (artigo, ensaio entre outros) publicados, como autor ou coautor, só poderá voltar a publicar na revista após o interstício de 2 números, podendo excepcionalmente publicar antes do cumprimento deste interstício de acordo com a necessidade do periódico, estando de acordo com o escopo da revista, tendo sido aprovado por seus pareceristas e ainda quando seus editores julgarem concernentes ao escopo do periódico.

Evidencia-se que, de acordo com as diretrizes éticas do CNPq, “Todos os autores de um trabalho são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, cabendo ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral, e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais. Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho”.

Avaliação pelos Pares

Todas as contribuições submetidas à publicação em Caderno 4 Campos serão analisadas por seus editores, que podem enviar a pareceristas (avaliação duplo cego) que emitirão parecer favorável ou contrário à publicação. Em caso de pareceres divergentes, onde um aceita e outro recusa o trabalho, este será enviado para um terceiro parecerista, assim a decisão editorial será tomada com base em dois pareceres iguais, tanto para aceitação, quanto para a recusa do artigo.

Submissão

Submissões, informações e dúvidas devem ser enviadas para: caderno4campos@gmail.com

 

Recomendamos que os textos não excedam 15 laudas, contando com as referências, imagens, tabelas, mapas e outros anexos. Os arquivos de texto devem estar em formato Word (extensões “.doc” ou “.docx”) e estar de acordo com as normas constantes em nossos templates de submissão.

Normas para submissão de artigos e outros:

Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Caderno 4 Campos (C4C), os autores concordam que foram submetidos de forma livre e espontânea, sendo destes autores a responsabilidade pelos conteúdos dos seus trabalhos e, ainda, permitindo o uso de tais conteúdos para publicação no periódico Caderno 4 Campos.

 

Deverão ser enviadas duas cópias do artigo/trabalho: uma com a devida identificação do autor (es) conforme o template de submissão e outra não devendo constar nenhuma identificação dos autores, seja em rodapés, títulos, corpo do texto ou metadados.

  

Normas para ensaios fotográficos e/ou visuais:

O C4C aceita ensaios fotográficos ligados a estudos Antropológicos em suas quatro áreas de concentração e relacionados a processos de pesquisa, ensino ou extensão, desde que suas temáticas estejam relacionadas à Região Amazônica, seus povos e culturas. Excepcionalmente, de acordo com os interesses do periódico, serão aceitos trabalhos ligados à outras regiões, porém, sempre no âmbito antropológico e suas vertentes.

 

As propostas de ensaios fotográficos e/ou visuais enviados a revista serão examinadas e selecionadas pelos Editores da C4C, não cabendo recursos. A cada edição serão publicados no máximo 2 (dois) ensaios fotográficos/visuais, podendo excepcionalmente ultrapassar esta previsão de acordo com a necessidade do periódico.

 

Os temas dos ensaios que estiverem de acordo com os temas propostos pelo dossiê em aberto serão prioritários e não estando em conformidade com o dossiê, serão uma sessão à parte, porém seus temas deveram estar no âmbito antropológico e suas vertentes.

Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Caderno 4 Campos (C4C), os autores concordam que foram submetidos de forma livre e espontânea, sendo destes autores a responsabilidade pelos conteúdos dos seus trabalhos e, ainda, permitindo o uso de tais conteúdos para publicação no C4C.

A(s) pessoa(s) autora deverá escrever um texto de apresentação do ensaio, situando o contexto de sua produção, além dos processos técnicos e metodológicos utilizados. Recomenda-se que a apresentação não supere 2 (duas) laudas, mas a forma de disposição do texto ficará livre à pessoa autora, cabendo ao corpo editorial do C4C avaliar a viabilidade de sua publicação.

 

O C4C recomenda que todas as imagens sejam acompanhadas por legendas – ou títulos de acordo com o template de submissão; todavia entende-se que algumas linguagens visuais podem prescindir desta regra cabendo à pessoa autora explicar a ausência no texto de apresentação.

 

A pessoa autora do ensaio precisa necessariamente ser a autora, e/ou detentora dos direitos de imagem, das fotografias ou outras obras imagéticas. Em caso de colaboração, o texto de apresentação deverá deixar clara as autorias.

 

Como forma de fomento as demais formas de expressões visuais, além de fotos, o C4C aceita outros formatos de imagens como desenhos, ilustrações, colagens ou pinturas, desde que estes obedeçam às normas de submissão, sejam originais e não tenham sido publicados em outros meios, físicos ou eletrônicos.

 

Os ensaios fotográficos/visuais serão compostos de no mínimo 7 (sete) e no máximo 10 (dez) imagens que serão enviadas neste presente template. As imagens inseridas neste documento precisam estar em alta resolução, com no mínimo 300 dpi e em formato jpg, png ou tiff. Demais formatações estão dispostas no template de submissão.

 

Seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.853, de 2019), em caso de fotografias onde figurem pessoas, todas as pessoas reconhecíveis na imagem precisam dar a pessoa autora seu consentimento para publicação. Desaconselha-se fotografias que figurem crianças e adolescentes, bem como pessoas incapazes de consentirem. Também o Código Civil traz regras sobre o direito de imagem e veda a exposição ou utilização da imagem de alguém sem permissão, caso o uso indevido atinja sua honra, boa-fama, respeito ou se destine a fins comerciais. Nos casos previstos acima, juntamente com o texto de apresentação e os arquivos com as imagens, a pessoa autora encaminhará PDF único contendo a anuência de todas as pessoas retratadas.

É indispensável a inserção da legenda de recurso de acessibilidade “para todos verem” que deverá ser feita pelos autores abaixo de cada imagem. A expressão "para todos verem" é uma forma popular de se referir à função de traduzir imagens e vídeos em palavras, também conhecida como "descrição" ou "textos alternativos".​​

bottom of page